4 de abr. de 2012

As Redes Sociais Na Educação


As redes de relacionamento são próprias das atividades humanas. Se pensarmos no nosso cotidiano, como o foco nas relações que sustentam nossas rotinas, perdemos o número de redes que formamos: na família, no trabalho, na cidade, na escola ... As redes sociais transferiram esta grande teia para internet e diversos ja começaram a estudar suas possibilidades .Pense na sua vida escolar ou universitária. Sua redes de relacionamento são seus professores, alunos, amigos ... É possível ter estes relacionamentos mediados pela web ?

Sim, é possível. E são inúmeras as possibilidades que vão muito além do que o suporte de reprodução da sala de aula. O grande desafio do ensino online é criar e encontrar espaços próprios que permitam a real interação entre professor e aluo e não apenas a reprodução de um conteúdo a ser absorvido a distância pelo aluno.

Nas Escolas

Algumas escolas já têm utilizado as redes sociais como parte de suas atividades.É impossível ignorar que os alunos fazem parte deste mundo. Informação sobre o calendário, recados para os pais e redes de informação internas são apenas o começo.
A utilização das redes sociais na educação ainda causam muita polêmica. Algumas escolas proíbem o acesso dos estudantes com o intuito de protegê-los de eventuais problemas. Mas deve-se levar em conta, que todos precisam aprender a utilizar esses recursos de forma adequada, responsável, que não coloque em risco a sua segurança e a escola não deve se furtar dessa tarefa. O aprender a usar esse recurso, reconhecer quais são os acompanhamentos aceitavéis devem fazer parte dos objetivos daqueles que se propõe a utilizar as NTICs.

- Criar uma comunidade de aprendizagem para a escola, classe ou disciplina.
- Compartilhar informações e idéias com outros profissionais e especialistas nos temas que estão estudando pelos alunos em sala de aula .
- Aprender sobre as Redes Sociais .
- Criar um canal de comunicação entre estudantes de diferentes escolas e com interesses em comum .

A Escola Parque , Gávea, desenvolveu, no início do ano passado, a EP2, uma rede social interna semelhante ao Facebook. O projeto foi criado dentro da plataforma Ning, que permite a qualquer um custumizar uma rede de acordo com suas necessidades. Na EP2, estudantes a partir do 6 ano podem escrever em seus murais, enviar mensagens diretas e participar de grupos de interesses específicos. O espaço virtual é coabitado por alunos e professores .